Resenha
CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO-LETRAS
RELATÓRIO DO PROJETO DE ATUAÇÃO EM ENSINO DE PORTUGUÊS E SUAS LITERATURAS II
Bianca Quinto Fernandes RA 04267795
Campinas
Resenha Comparativa
Apresentaremos a seguir uma leitura comparativa de quatro textos, quatro diferentes abordagens sobre o ato de ler.
Embora diversos em suas formas, os quatro objetos desta análise conservam em comum um pressuposto: o de que ler é um processo complexo de interação do leitor com o mundo, não meramente um ato de absorção de um “pacote” de dados ou de conhecimentos prontos.
Utilizaremos como ponto de partida o texto mais antigo dessa seleção, “A importância do ato de ler”, de Paulo Freire, discurso de abertura do Congresso Brasileiro de Leitura, apresentado em novembro de 1981 .(Adote o uso das referências no meio do texto, utilizando, quando necessário, o sobrenome do autor em maiúsculas, o ano de publicação do texto citado e número de página, quando houver citação). O pensamento seminal do pedagogo pernambucano rende frutos nos trabalhos que analisaremos em seguida. “Leitura, texto e sentido”, capítulo de Ler e compreender , também exemplifica possibilidades de tratamento de diversos estilos de texto, mas esmiúça a questão da interação entre autor, leitor e texto, segundo diferentes objetivos do leitor.
Já os textos “ Letramento” e “Letramento e Diversidade Textual” expõem o mesmo assunto: o letramento, com a diferença que o primeiro faz um aprofundamento da palavra “letramento”, tentando, por vezes, explicar, o que é ser letrado e o segundo trata dos assuntos referentes ao letramento e às práticas de leitura e de escrita na escola.
“A importância do ato de ler”
Marxista engajado, Paulo Freire (1921-97) preocupa-se com a função emancipadora que o ensino pode ter. Em seu trabalho pedagógico, desenvolveu uma metodologia para a alfabetização de adultos, mas sua abordagem enraizou-se no pensamento brasileiro sobre a