Resenha
A psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolvem a motricidade da criança visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo. Portanto acreditamos que a mesma é fator essencial e indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança. Neste contexto, a psicomotricidade contribui de forma expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática de movimento em todas as etapas da vida da criança. Através destes movimentos, as crianças, alem de se divertirem, criam, interpretam, soltam a imaginação e se relacionam com o mundo em que vivem.
A estrutura da educação psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo de aprendizagem para a criança. O desenvolvimento evolui do geral para o especifico quando; a criança apresenta dificuldades de aprendizagem o fundo do problema em grande parte está no nível das bases do desenvolvimento psicomotor.
Um dos aspectos do desenvolvimento motor humano é o esquema corporal, pois sua compreensão é de grande valia para o trabalho na área de psicomotricidade. Existem inúmeras definições que relatam basicamente que quando o individuo descobre, utiliza e controla seu corpo, o esquema corporal é estruturado através da discriminação do próprio corpo e da capacidade de exercer um controle sobre as partes do mesmo, vivenciando estímulos sensórios implica: na percepção do corpo, no equilíbrio, na lateralidade, na independência dos membros em relação ao tronco e entre si no controle muscular e no controle da respiração.
O corpo não pode ser visto apenas como biológico e orgânico já que expressa emoções e está repleto de significado que são adquiridos através da relação da criança com o meio de sentimentos e valores muito pessoais que influenciam na formação do esquema corporal e mais ainda da imagem corporal, pois essa segunda é a impressão que temos de nos