Estgio curricular ii
A Poesia na Sala de Aula
1. Tempos de poesia na sala de aula O minuto da poesia
Na transição entre duas actividades diferentes, pode facilmente incluir-se um minuto dedicado à poesia, utilizando livros de poesia, instrumentos musicais e eventualmente uma campainha para dar início a este momento que se quer muito especial. No 1º Ciclo, a fim de criar um ambiente lúdico e atractivo, o professor pode ainda usar um chapéu ou outro adereço, como símbolo do «tempo poético».
Os livros utilizados devem ser mostrados aos alunos, identificados com o nome do poeta, ou dos poetas, se se tratar de uma colectânea. Pode também chamar-se a atenção dos alunos para a capa ou para as ilustrações. No final da leitura, o livro deve ser disponibilizado aos alunos que o desejem manusear ou ler outros poemas.
O quarto de hora de poesia
Dedicar um quarto de hora à leitura de poemas é uma actividade a realizar preferencialmente uma ou duas vezes por semana.
Recomenda-se uma actividade de impregnação, ou seja uma leitura sugestiva, sem análise nem debate que vise apenas suscitar a fruição. Recomenda-se ainda que o professor vá apresentando poetas e estilos diferentes e que procure adequar a entoação da leitura ao conteúdo do poema.
A hora da poesia
Uma hora de poesia na aula exige trabalho de preparação intensa por parte do professor e só é recomendável para alunos já motivados para este tipo de actividade.
A frequência mais adequada tem de ser decidida em função da turma, mas de uma maneira geral, pode realizar-se com êxito, uma ou duas vezes por mês.
Além da leitura dos poemas seleccionados, justifica-se o debate, a análise do conteúdo e dos recursos linguísticos, comentários escritos e outras actividades.
A semana da poesia
Quando se decide dedicar uma semana à poesia é possível e desejável que a escola se envolva e que colaborem professores de várias disciplinas, bem como pais e outros familiares que desejem participar.