Resenha - édipo rei
BIOGRAFIA Sófocles (496 a.C.- 405 a.C. ) foi um dramaturgo grego, um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes, dentre aqueles cujo trabalho sobreviveu. Suas peças retratam personagens nobres e da realeza. Filho de um rico mercador, nasceu em Colono, perto de Atenas, na época do governo de Péricles, o apogeu da cultura helênica.
Suas primeiras peças foram escritas depois que as de Ésquilo e antes que as de Eurípedes. De acordo com a Suda, uma enciclopédia do século X, Sófocles escreveu 123 peças durante sua vida, mas apenas sete sobreviveram em uma forma completa.2 Por quase 50 anos, Sófocles foi o mais celebrado dos dramaturgos nos concursos dramáticos da cidade-estado de Atenas, que aconteciam durante as festas religiosas Leneana e Dionísia. Sófocles competiu em cerca de 30 concursos, venceu 24 e, talvez, nunca ficou abaixo do segundo lugar; em comparação, Ésquilo venceu 14 concursos e foi derrotado por Sófocles várias vezes, enquanto Eurípides ganhou apenas quatro competições
Em suas tragédias, mostra dois tipos de sofrimento: o que decorre do excesso de paixão e o que é consequência de um acontecimento acidental (destino). Reduziu a importância do coro no teatro grego, relegando-o ao papel de observador do drama que se desenrola à sua frente.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3focles
BIBLIOGRAFIA
Suas principais obras são: Ájax, Antígona, As HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/As_Traqu%C3%ADnias"Traquínias, Édipo Rei, Electra, Filoctetes, Édipo em Colono.
RESUMO
O livro conta a tragédia da vida de um Rei de Tebas chamado Édipo.
Tudo começa com a chegada de Creonte do Oráculo com algumas informações a quais teriam que ser repassadas para o Rei da cidade de Tebas, Édipo. Creonte diz que a cidade precisava ser limpa, se vingando da morte do antigo Rei de Tebas.
Creonte, depois de várias perguntas de Édipo, diz que havia