resenha "o trabalho"
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
PROFª MARIA AURELINA MACHADO DE OLIVEIRA
07 de Junho de 2.014
MARCOS ANTONIO MACHADO BORGES
RESENHA: do capítulo “O trabalho”.
BOCK, Ana Maria Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias – Introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2009.
Inicialmente, abordando os autores, Bock e Teixeira são professores da PUC-SP e são doutores em Psicologia Social pela Pontífice Universidade Católica – PUC, Teixeira é Psicóloga e Psicanalista e é membro do Instituto Sedes Sapientie – SP e supervisora em Psicologia Institucional da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.
Sobre este capítulo, estão nele distribuídos, introdução, e outras 6 partes. A princípio os autores abordam a cerca das diversas temáticas sobre o estudo do trabalho e seguem discorrendo sobre elas a seguir. Posteriormente, a abordagem segue sobre o surgimento do trabalho, que, na visão dos autores, esse vem para suprir e satisfazer as necessidades humanas.
Na primeira parte são apresentadas as origens da psicologia das organizações de trabalho. Inicialmente fazem abordagens sobre o capitalismo e suas revoluções e influências nas relações de trabalho, traçando um paralelo com os modelos de produção anteriores.
O capitalismo, tinha uma proposta de promover a igualdade, porém, cada vez mais, os altos lucros para os proprietários, promoveram o aumento da diferença social. São destacadas as linhas de produção que foram criadas por Ford, os princípios de Taylor, e sua teoria, e as contribuições de Mayo e a sua teoria das relações humanas.
Na segunda parte, os autores trazem abordagens sobre as organizações que proporcionaram grandes avanços no período pós-guerra relacionado ao trabalho. Entre as duas grandes guerras, houve um processo adaptativo mundial, embora um pouco tardio, para a fase capitalista. Houve então profundas mudanças no cenário mundial com o fim da