RESENHA O SEGREDO DE LUISA
Com este livro o autor busca de forma simples, clara e minuciosa explicar ao leitor dois processos básicos para a criação de uma empresa: a formação da idéia e como concretizá-la por meio do Plano de Negócios.
Tudo começa há seis anos atrás quando Luísa estava noiva e cursava o quinto ano de odontologia. Para cursar o tal em Belo Horizonte deixara seus pais em Ponte Nova a cidade onde nascera. Somente os via nos finais de semana quando possível.
Vinda de uma família onde todos conseguiram alcançar um padrão de vida muito bom, sua tia e madrinha, Fernanda, era a única empresária e a mais bem sucedida. A qual construíra considerável patrimônio e notoriedade na cidade, em sua loja- o Sereia Azul - reunia um comércio de variadas naturezas, ou seja, fazia de tudo, vendia de tudo, todos passavam por ali como de costume e sempre numa convivência respeitosa.
Fernanda a qual despertara em sua única afilhada não só o sentimento de amor, mas uma profunda admiração tinha-a como companheira e ajudante desde pequena. Luísa que gostava de atender e ficar atrás do balcão encantava a todos com sua beleza e simpatia. Sempre acabara fugindo do balcão para os fundos do Sereia Azul para se dedicar à cozinha, seu maior hobby.
Apesar de já estar no quinto semestre a carreira de dentista representara mais o sonho dos pais seu Geraldo e Dona Maria Helena do que o seu próprio. Luísa adorava aprender por meio de conversas, era curiosa, atraída pelo novo e inusitado, observadora sabia ver as coisas onde ninguém notava nada, e sempre otimista. Seu noivo Delcídio sempre muito ciumento e cuidadoso para que em algum momento de desespero não botasse tudo a perder, pois gostava muito da moça e sabia que ela era independente, apesar de não agüentar seus sumiços imprevisíveis, do nada desaparecia sem dar notícias.
Somente depois de já estar em BH e logo após ter sido aprovada no vestibular que Luísa perceberá quão famosa era a goiabada cascão de Ponte Nova. Foi por acaso