RESENHA "O RISO DOS OUTROS"
RESENHA
"O Riso dos outros" Pedro Arantes
O Riso dos outros
É um documentário feito por Pedro Arantes que relata sobre o humor (piadas), onde vários comediantes e críticos falam sobre o humor preconceituoso, fazem comparações com grupos da sociedade que são a minoria, como obesos, gays, chinês, culturas, e etc...
No documentário apresenta-se vários shows humorísticos (Stand up), que foram usadas piadas ofensivas. Lá vimos a diferença de como é visto o preconceito para algumas pessoas, alguns comediantes vêem como uma coisa normal, até confirmando que para a piada ter graça tem que usar o preconceito, tem que ter um alvo, não demonstrando nenhum peso na consciência. No pensamento de muitos deles tirar riso das pessoas precisa investir no preconceito, nos estereótipos, mas da mesma forma que encontram platéias que riem, também encontram defensores.
Alguns dos comediantes defendem que todos tem liberdade de se expressar, porém os que tem consciência do nível do preconceito, em uma certa piada afirmam que “as liberdades tem limite”, mas os outros tiram sua responsabilidade perante a discriminação dizendo que só resgatam algo que as pessoas já tem guardado.
Entre eles sempre há uma afirmação, que só contam a piada porque as pessoas riem, e se as pessoas mostram que a piada está dando certo (com o riso), e se riem é porque também gostam e está certo. Portanto o preconceito está na sociedade, como por exemplo, a piada que Danilo Gentili faz sobre a cantora Preta Gil, ele mesmo afirma que basta ele dizer “Preta Gil” quando não tem assunto, que logo as pessoas já riem, quando ele diz “a platéia não deveria ter rido”, ele mesmo já transfere este preconceito para sociedade, querendo dizer que não é somente ele, é sim todos.
Na verdade não se trata de culpar um ao outro, mas é um caso de reflexão, a gente ri e isso faz parte, mas também todos devem pensar sobre as coisas, porque enquanto isto está envolvendo o outro as