Trabalho de Transferencia Daiane e Mariana 8 período
Psicologia – 8º Período Manhã
Acadêmico: Daiane Pruch e Mariana Pereira
Professora: Russélia Godoy
Análise das Transferências do seriado “In Treatment – episódio 1 / Laura”
Em 1895 Freud empregou o termo transferência pela primeira vez, onde era vista como uma forma de resistência ou um obstáculo à análise.
Consideramos a transferência de um modo amplo o deslocamento de um sentido atribuído a pessoas do passado em pessoas do presente, na qual são executadas pelo inconsciente. Esse é um fenômeno que ocorrer na relação entre o cliente e o terapeuta, onde as figuras parentais são transpostas para o analista.
No caso de Laura, a mesma apresenta durante toda a sessão terapêutica fantasias inconscientes, na qual pode estar relacionado à transferência de seus conteúdos psíquicos. Segunda a mesma, ao chegar à terapia, relata o possível rompimento de um relacionamento afetivo/amoroso com seu namorado, pressionando-o com sua situação conjugal de casamento.
No decorrer da sessão terapêutica percebe-se claramente a questão transferencial de origem erotizada presente em Laura, onde seu relato releva intensa atração sexual pelo analista, com um obcecado desejo sexual consciente que resiste a tentativa de analise de Paul.
A questão de Para-transferência está presente quando Laura releva seu convívio intimo e suas relações inusitadas com homens, relatando de forma sexual essa aventura para uma possível sedução ao terapeuta Paul.
A aliança terapêutica se faz presente também as questões da psicoterapia de Laura, essa aliança é relacionada ao vinculo transferencial criado pelo processo, que é criada como condição mental do paciente, podendo ser consciente ou inconsciente. Podemos perceber a pseudo-colaboração envolvido ao processo, quando Laura chega cedo suficiente à terapia parecendo estar verdadeiramente envolvida a questão, mais na realidade não quer que seu problema seja resolvido.
Na questão erótica o papel do terapeuta é de