resenha o respeito a criança
De acordo com o texto “O respeito à criança” de Jean Jacques Rousseau, o autor propõe uma nova maneira de olhar o ser humano, especialmente na infância, mostrando a necessidade de uma educação natural, que valorize o ser humano na infância, para que o mesmo seja um ser com liberdade e responsabilidade.
Para o autor dependendo do tipo de educação e tratamento imposto à criança, faz com que seu futuro seja incerto, pois com castigos e maltratos, provavelmente a criança não gozara de nenhuma felicidade.
A fase da infância é retratada como se essa fase não existisse na vida da criança, pois é esquecida quando a criança é tratada com o tratamento que lhe é imposta segundo o autor.
A infância não era respeitada enquanto infância nem mesmo pelo valor aquisitivo que a classe social e econômica valorizada tinha. Percebe-se que o respeito à criança era negado mesmo nas diferentes classes existentes na época.
Rousseau clama fortemente pelo amor à infância e pela preservação da natureza da criança, pois essa seria a forma idealizadora de uma educação natural e, conseqüentemente, de um novo modelo de sociedade existente e que precisa ser respeitado.
As idéias propostas por Rousseau para combater aquelas que predominavam há muito tempo, em sua época, como a de que a educação da criança deveria ser voltada aos interesses do adulto e da vida adulta, descriminando com isso sua natureza.
Visando o aspecto pedagógico, Rousseau mostra um novo olhar vinculado ao conceito de liberdade, e com isso ele questiona sobre um modelo de educação, com métodos bem diferentes daqueles existentes, mostrando um novo olhar sobre o ser humano.
Com uma nova maneira de olhar para o ser humano, Rousseau dentre suas perguntas faz uma crítica social do seu tempo, porque a sociedade mostra-se artificial, contrária aos aspectos de uma educação natural, e é a partir disso que surgem os vícios que fazem os homens sofrer, pois ao invés de “iluminar" os seres