Resenha:O que é linguística
ORLANDI, Eni Pulcinelli.
O que é linguística.
São Paulo: Brasiliense, 2007.Eni Pulcinelli Orlandi, nascida em São Carlos SP, possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (1964),mestrado em Linguística pela USP (1970), doutorado em Linguística pela USP e pela Universidade de Paris/Vincennes (1976). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. É autora de diversas obras literárias e, dentre essas, do livro “O que é linguística”.
A obra se baseia inicialmente na história da linguística, que se tornou ciência a pouco tempo comparado a outras ciências. Aponta seus principais precursores, a concepção geral do que é linguística afinal e sua aplicação.
No outro capítulo, a autora procurou diferenciar Linguística da gramática tradicional. Para ressaltar essas diferenças ressaltou momentos-chaves para a constituição da linguística, e a concepção da gramatica tradicional. Destaca-se também nesse capitulo, duas tendências do pensamento linguístico, o Formalismo e Sociologismo.
A linguística moderna teve sua estruturação a partir do Curso de linguística geral, exercido por Ferdinand Saussure que não chegou a publicar um livro, porém seus discípulos escreveram o livro de linguística geral com base em seus ensinamentos. A partir desses ensinamentos a linguística ficou dividida em quatro disciplinas: a fonologia, a sintaxe, a morfologia e a semântica. O objeto de estudo nesse momento era apenas a língua. Essa organização foi chamada por Saussure de Sistema, porém seus discípulos chamaram de Estrutura. Uma das formas desse estruturalismo foi o Funcionalismo que considera as funções exercidas pelos elementos linguísticos. A partir daí viram que para estudar os elementos fônicos, precisavam levar em conta diferente tipos de relações: as oposições e os contrastes. Surgindo aí dois eixos que são o suporte da linguística geral, o