matematica financeira
De uma forma simplificada, dizemos que a Matemática Financeira estuda o comportamento do dinheiro no tempo. A Matemática Financeira busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro levando em conta a variável tempo. As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são a taxa de juros, o capital e o tempo. Com a pesquisa e resolução dos exercícios a seguir, veremos um pouco mais sobre os conceitos mais importantes no estudo desta disciplina, além de aplicá-los em exemplos práticos de modo a facilitar o entendimento e a fixação do conteúdo aprendido durante o curso.
REGIMES DE CAPITALIZAÇÃO
Regime de Capitalização é a forma como a taxa de juros incide sobre o capital inicial durante vários períodos de tempo. Há dois regimes de capitalização: Regime de Capitalização Simples: os juros de cada período são sempre calculados em relação ao capital inicial (C0); Regime de Capitalização Composta: os juros de cada período são calculados com base no capital inicial (C0), acrescido dos juros relativos aos períodos anteriores.
ETAPA 1 – CASO A
Na época em que Marcelo e Ana se casaram, algumas dívidas impensadas foram contraídas. Deslumbrados pelo grande dia usaram de forma impulsiva recursos de amigos e créditos pré-aprovados disponibilizados pelo banco em que mantinham uma conta corrente conjunta há mais de cinco anos. O vestido de noiva de Ana bem como o terno e os sapatos de Marcelo foram pagos em doze vezes de R$ 256,25 sem juros no cartão de crédito. O Buffet contratado cobrou R$ 10.586,00, sendo que 25% deste valor deveria ser pago no ato da contratação do serviço, e o valor restante deveria ser pago um mês após a contratação. Na época, o casal dispunha do valor da entrada, e o restante do pagamento do Buffet foi feito por meio de um empréstimo a juros compostos, concedido por um amigo de infância do casal. O empréstimo com condições especiais (prazo e