Resenha: o que é história das mentalidades
Coleção primeiros passos
MAROTTA, Cláudia Otoni de Almeida.O que é História das mentalidades. 1ª Ed. São Paulo-SP: Brasiliense, 1991.
Capítulo I – Perspectivas.
No Capitulo 1 podemos ver a perspectiva da autora sobre a História nova que é a terceira geração da escola dos annales ,levantando a questão da importância da historiografia que quer nos dizer que é como escrevemos a história e como ela muda de autor para autor, pois cada autor deixa nela a sua marca. Resalta a importância de se estudar a história a partir da visão da macro população criticando a história contada pelas elites onde é retratada apenas a história de uma pequena parcela da população . A história deve ser contada através de diversos olhares tornando a história nova interdisciplinada com diversas áreas do saber, pois tudo tem uma história, as outras disciplinas começaram em algum lugar e em algum tempo da história.
Capitulo II História das mentalidades, Uma história em construção.
No capitulo 2 podemos ver o que compõe a história das mentalidades são eles o popular, os silêncios, o literário, a cultura e os sentimentos.Mas particularmente o cotidiano. O livro o que é história das mentalidades fala do inconsciente coletivo ele quer mostrar não só a história, mas como ela foi vivida por todos não somente pela classe dominante, estudando o material e o espiritual a fim de adquirir um conhecimento mais amplo. O capitulo 2 quebra de vez o paradigma que “ Pedro Alvarez Cabral descobriu o Brasil em 1500” só ? E toda história por trás desse fato? E as pessoas que ali viviam? A história ao longo dos anos foi moldada e recortada para ser injetada ensinada da forma que se convém.
Capitulo III Marxismo versus Mentalidades
O capitulo fala sobre a rixa entre o marxismo e as mentalidades apontando suas diferenças e seu principal pivô as mentalidades não é produto das estruturas socioeconômicas, mas sim paralelas a elas. Não entrando em detalhes estabelece que o ponto