Resenha - O que é cultura?
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
RESENHA CRÍTICA: O QUE É CULTURA?
JOSÉ LUIZ DOS SANTOS
RESENHA CRÍTICA: O QUE É CULTURA?
JOSÉ LUIZ DOS SANTOS
José Luiz dos Santos tenta expor em sua obra os conceitos de cultura associando com as relações entre os homens na sociedade contemporânea. Segundo o autor, os grupos humanos se desenvolveram a partir de um ritmo diverso e variável, como exemplo disso poderíamos citar os povos nômades, que dependentes da coleta e da caça passaram a se acomodar e viver em aldeias. Pode-se entender então que cultura é algo que vai se transformando ao longo do tempo, ela não permanece estagnada, com o passar dos anos ela adquire novos valores e significados, por exemplo, no século anterior, a cultura era medida de acordo com o número de livros que a pessoa lia ou até mesmo pelas músicas que ouvia.
O autor afirma que existem duas concepções básicas para o que venha a ser cultura. A primeira diz respeito a todos os aspectos da realidade social, de uma forma bastante generalizada. Já a segunda, refere-se especificamente as características menores dentro de uma sociedade, como por exemplo o conhecimento, as ideias e crenças de um determinado povo.
Além disso, o autor cita que algumas culturas são consideradas avançadas e outras menos. Grande parte dos seres humanos criaram a concepção de que a cultura europeia é bem melhor e superior do que as demais. Alguns chegam a dizer que certos indivíduos não possuem cultura, mas o que é “não ter cultura”? É preciso compreender que todos nós possuímos culturas, porém o mundo foi se diversificando. Cada população se desenvolveu de acordo com as necessidades do lugar em que nasceram. Essas características comuns se refletem, por exemplo, na temperatura, que irá fazer com que o homem use determinada roupa e se alimente com os alimentos disponíveis, se adaptando ao meio em que vive. No