O que é cultura resenha
Rio de Janeiro, 13 de maio de 2013
Disciplina: Fundamentos teóricos em informação I
Curso: Arquivologia – 1º período
Por ter incontáveis faces, cultura é sempre um assunto complicado de se falar, pois, por exemplo, é muito difícil admitir que não exista “errado” quando se analisa os costumes de um grupo social distinto do que estamos incluídos. Além do mais, sentidos diferentes são dados à palavra “cultura”, criando, assim, conflito de ideias entre as pessoas, mas nada que estudar o assunto não resolva. No entanto ao se dispor a estudar o assunto, tais questões podem ser abrandadas ou, até mesmo, resolvidas.
Seja através de danças, costumes ou indumentária, a cultura está presente em todos nós, pois esta é a forma de se expressar, a realidade de cada um, esse um que sempre estará em um meio, compartilhando tal realidade com vários outros também. Portanto, não é correto afirmar que fulano não tem cultura, tal música não é cultura ou que a cultura de “lá” é melhor do que a de “cá”, etc. A realidade vivida por cada indivíduo é imbuída de uma cultura que não deve ser qualificada como melhor ou pior, mais ainda, não deve ser desqualificada como cultura.
Os hábitos de um grupo não surgem de um dia para o outro, pelo contrário, já passaram por processos históricos que atendiam à realidade das pessoas desse meio (classe social, local em que habitavam, colonização, etc.), e também à época em que se encontravam, já que, segundo o texto “O que é cultura” do autor José Luiz dos Santos, a cultura é algo flexível, se modificando com o tempo, já que nenhuma é impermeável à mudanças.
Também se deve lembrar que a palavra “cultura” é empregada quando querem dizer que alguém que, por exemplo, já leu muitos livros, viajou para muitos lugares ou teve boa escolaridade é “culto”, rotulando-se de “sem cultura” aqueles que não tiveram tais oportunidades, mas já está claro que é impossível que um indivíduo não a possua, seja ele um indígena, um