RESENHA: O PRIMO BASÍLIO
LITERATURA BRASILEIRA I
PROF: FABRÍCIO LÚCIO GABRIEL DE SOUSA
ACADEMICA: MARCILENE MACEDO GUIMARÃES OUT 2014
Em princípio, Luísa, Basílio e Jorge são as peças do questionamento do casamento, que ocorre através do adultério, e constituem-se nos principais perso¬nagens da história.O Primo Basílio é uma obra que revela a falsa moral presente nas famílias, "de bem" da sociedade burguesa de Lisboa. Narrado em terceira pessoa, o tema central do livro é a infidelidade amorosa cometida por Luísa e Basílio primo de Luísa, e que no passado protagonizaram um amor juvenil. Além da infidelidade, essa relação proibida dos amantes, gera uma ação de chantagem por parte da criada Juliana.
A trama gira em torno do ato de traição de Luísa, esposa de Jorge. Embora o casal Jorge e Luíza levasse uma vida feliz perante aos olhos da sociedade, a monotonia desgastava a relação dos dois. O que abriu portas para a infidelidade de Luíza, já que não se sentia mais completa com o amor do marido. Basílio envia uma carta à prima dizendo de sua chegada. Logo que chega visita à prima na ausência de Jorge e percebe a fragilidade sentimental que a prima estava passando. Logo depois de uma nova visita Luíza entrega-se de corpo e alma ao primo. Os encontros tornam-se quase que diários, até a criada Juliana começar a desconfiar de sua infielidade. A criada consegue uma carta que Luíza entregaria ao amante e a partir daí começa um jogo sórdido de chantagem. Por fim, Jorge descobre as aventuras infiéis que sua mulher cometia.
E a forma como poderá reagir à infidelidade, é especulada pelo narrador através, de outro personagem, Ernestinho , autor medíocre que prepara uma peça teatral sobre um caso de adultério, pede a Jorge uma opinião sobre o final de sua obra. Um marido deve matar a mulher adúltera? Juliana se conduz pela revolta , pela frustração pelo ódio rancoroso contra a patroa.
Uma característica realista presente na obra é maneira