resenha do filme "O primo Basílio"
Luiza é uma jovem romântica, frágil e sonhadora, casada com o engenheiro Jorge, que nos últimos tempos não anda muito presente por esta envolvido na construção da nova capital nacional, Brasília.
Tudo começa quando Jorge tem que viajar para Brasília a trabalho. Durante sua ausência, Luiza encontra seu primo que não ver a anos, Basílio Admirado com a beleza da prima começa a envolvê-la em um jogo de sedução, fazendo-a pensar estarem apaixonado um pelo outro. Já Seduzida por ele, ela acaba caindo em adultério.
Para escapar das desconfianças dos vizinhos, o casal de amantes passa a se encontrar em um quarto alugado onde passam a chama-lo de “Paraíso”. Ali, vivem cenas de amor quentes.
Juliana, a criada rancorosa e mesquinha, que acompanhava todos os movimentos na casa ao descobri através de cartas o segredo dos dois amantes, faz chantagem, e passa a exigir pelo seu silêncio uma quantia exorbitante. Luísa então passa de patroa para empregada, já que não dispõe da quantia exigida por Juliana, Luísa quase se vende em troca do dinheiro necessário para calar Juliana, mas não consegue consumar o ato. Pediu a quantia a Basílio, mas ele, já estava entediado das relações com Luiza e também sem dinheiro, volta apressadamente para França.
Com a chegada do marido, a situação complicou-se ainda mais. Luiza, já desesperada, numa tentativa de solucionar o problema, conta tudo a Sebastião, um amigo de Jorge que, com a ajuda de um conhecido, consegue tirar a carta das mãos da criada, só que um contratempo acontece e ele acaba matando a empregada. O sucedido enche de alegria Luiza, mais também a atormenta. Luiza começa a ficar doente abatida e sem apetite, situação que preocupa e indigna Jorge.
Mas o destino decide prega-lhe uma peça. Basílio que tinha recebido em França uma carta de Luiza acaba respondendo seu apelo muito tempo depois de tê-la recebido. Nela promete enviar a quantia necessária para calar a criada. Mas esta carta acaba por ser lida por