Resenha o primeiro mentiroso
O Primeiro Mentiroso é a estréia na direção de Ricky Gervais, que divide a função com o igualmente novato Matthew Robinson, que co-assina o roteiro. Na realidade alternativa da trama, o mundo não conhece a mentira e as verdades mais duras são ditas sem nenhum pudor. Neste universo vive Mark (Gervais), um perdedor nato que trabalha escrevendo roteiros para o cinema – que são, basicamente, histórias reais lidas com ar professoral em frente às câmeras. Mark se interessa por uma bela mulher, Anna (Jennifer Garner, de Idas e Vindas do Amor), mas sua posição social e porte físico impedem qualquer romance com ela.
Os diálogos são o grande destaque de O Primeiro Mentiroso. Como os personagens desconhecem a mentira, cada conversa é cheia das mais francas e doídas verdades. O roteiro deixa claro que uma sociedade que desconhece as mentiras brancas seria completamente destrutiva, já que o mal-estar que um mero encontro no elevador pode causar a alguém é incalculável.
Além de a premissa ser irresistivelmente original e inteligente, o longa-metragem chama a atenção pelas participações especiais do elenco pinçado a dedo por Gervais e sua equipe. Philip Seymour Hoffman (de Os Piratas do Rock), Jason Bateman (de Coincidências do Amor), Edward Norton (de Força Policial), Tina Fey (de Uma Noite Fora de Série) e Jonah Hill (de Tá Rindo do Quê?) têm participações de pequeno e médio porte nesta comédia, mostrando que Ricky Gervais possui muitos amigos a quem pode pedir favores.
Apesar de ter uma premissa excelente, O Primeiro Mentiroso acaba se perdendo no meio do caminho, partindo para uma trama religiosa que pouco faz rir. A partir deste momento, os personagens parecem esquecer as verdades nuas e cruas que diziam anteriormente, e a comédia perde um pouco o seu encanto do início.
Ficha Técnica:
Qualidade: Excelente – 2010
Gênero: Comédia
Idioma: Dublado Português Brasil
Formato: RMVB
Titulo original: The