Resenha: O Papel do Psicólogo na Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica
Curso de Psicologia 10° semestre / Matutino
Jamile Cruz
Resenha: O Papel do Psicólogo na Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica.
Salvador / BA
2014
Faculdade Castro Alves
Curso de Psicologia 10° semestre / Matutino
Salvador – BA
2014
A avaliação neuropsicológica é uma investigação das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa, com o intuito de se identificar algum comprometimento funcional neurológico, bem como as áreas preservadas. Para avaliar detalhadamente a relação entre o comportamento do indivíduo e o funcionamento de seu cérebro, os neuropsicólogos utilizam uma bateria de testes e procedimentos padronizados.
Contudo a avaliação neuropsicológica é indicada para pessoas que apresentam alguma alteração cognitiva e/ou comportamental, associada às diversas patologias que afetam o sistema nervoso central, sendo algumas delas, as drogas, depressão, traumas, transtornos de condutas, entre outras.
O papel do Psicólogo na avaliação é muito importante, pois ele procura identificar precocemente a presença de algum distúrbio, bem como o grau de sua evolução, tornando assim, buscar a compreensão da extensão das perdas e explorar os pontos intactos que cada patologia provoca no sistema nervoso central, de cada paciente, a partir dai o Psicólogo traça planos de intervenção e reabilitação particular e específica para indivíduos ou grupos.
Já a reabilitação neuropsicológica consiste em melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares, buscando o aproveitamento das funções totais ou parciais, causadas por lesões cerebrais. Essa reabilitação é ampla, pois, além de almejar tratar os déficits cognitivos, objetiva também tratar as alterações de comportamento e emocionais.
O papel do Psicólogo na reabilitação é, de ajudar o paciente na criação de novas estratégias, habilidades, adaptação às perdas permanentes e na aceitação de sua nova realidade, não