Resenha - O Mundo da escrita
Hoje acontece que se preocupam mais com a aparência da escrita do que com o que ela realmente representa. Além disso, é comum vermos professores de português ou alfabetização saberem muito pouco sobre a natureza da escrita e como deve ser usada em várias situações.
Um dos objetivos da alfabetização, é que a criança aprenda a escrever, por isso, elas precisam de uma atenção maior nessa nova fase que elas se encontram, pois no final de um ano de alfabetização elas consigam escrever, e não precisa ser com correção absoluta.
Parece absurdo, mas nas cartilhas não se explica à criança que temos várias formas de representação gráfica ou vários tipos de alfabeto em uso e de maneira misturada.
Estamos em um mundo que a escrita se realiza através de muitos tipos de alfabeto. Por isso, não tomamos base disso, pois para nós adultos, qualquer A é A, seja ele escrito da forma que for. Quando a criança começa a ingressar no mundo da escrita, ninguém lhe diz isso, e com o tempo acaba aprendendo indiretamente o que a escola pretende passar. O grande problema nesse caso é que a escola ensina a escrever sem ensinar o que é escrever, joga com a criança sem lhe dizer as regras do jogo.
Existem alguns métodos de alfabetização que começa a ensinar a escrever pela escrita cursiva, chegando a proibir a escrita de forma. Esse argumento é falso e sem sentido, pois a escrita de forma é muito fácil de aprender e reproduzir do que a cursiva. Além disso, o sistema cursivo é o mais difícil, pois varia muito as suas formas, porque cada usuário possui o seu modo de escreve - lá.
Agora a escrita de forma, comporta pelo menos dois tipos: o maiúsculo e o minúsculo. A escrita de forma maiúscula é a melhor para a fase de alfabetização.
O professor precisa saber o que a