O Papel dos serviços na Economia
Serviços empresariais: consultoria, finanças, bancos
Serviços comerciais: varejo, manutenção, consertos
Serviços de infra-estrutura: comunicações, transporte
Serviços sociais/ pessoais: restaurantes, saúde
Administração pública: educação, governo
Os serviços de infra-estrutura, tais como transporte e comunicações, são a ligação essencial entre todos os setores da economia, incluindo o consumidor final. Em uma economia complexa, tanto os serviços comerciais, quanto os de infra-estrutura, são um pré-requisito para que uma economia se torne industrializada; portanto, nenhuma sociedade pode avançar sem estes serviços.
Em uma sociedade industrializada, empresas especializadas podem prestar serviços a empresas de manufatura de forma mais barata e eficiente do que as próprias empresas de manufatura poderiam prestar a si próprias. Assim, é cada vez mais comum que atividades como publicidade, consultoria, busca de financiamento e testes de produtos sejam realizadas, para o setor de manufatura, por empresas de serviços.
Exceto para a subsistência básica, onde as atividades domésticas são auto-suficientes, os serviços são absolutamente indispensáveis para que uma economia possa funcionar e melhorar a qualidade de vida. Considere, por exemplo, a importância do sistema bancário para transferir fundos, e de uma empresa de transportes para levar alimentos a uma região que não os produz. Além disto, uma grande variedade de serviços sociais e pessoais, tais como