Cogeração Motor SG - Ignição por Faísca
1002 palavras
5 páginas
IntroduçãoOs sistemas de cogeração consistem basicamente na produção de energia eléctrica e térmica num mesmo equipamento, destinando-se ambas ao consumo do própria empresa ou de terceiros. Estes sistemas são conhecidos como CHP (Combined Heat Power), sendo designados assim quando a potência mecânica é utilizada para a produção de energia elétrica.
A produção de calor e electricidade a partir de uma unidade de cogeração permite a implementação de um modelo de controlo do processo térmico e eléctrico para beneficiar de uma eficiência adequada às necessidades de produção.
Os sistemas de cogeração, na maioria, são compostos por um motor de combustão interna, um gerador elétrico e um sistema de recuperação de calor.
Cogeração a gás natural
Em tempos de escassez de energia elétrica, cresce a procura por uma opção de fonte de energia que seja abundante, não ofereça riscos de interrupção, que tenha baixo impacto no meio ambiente e a garantia de uma distribuidora de confiança. O gás natural, quando usado para fins de cogeração, tem se apresentado como uma das melhores alternativas.
A cogeração a gás natural, o utiliza o gás para produzir potência mecânica e calor. O calor que é dissipado para os gases e para a água de refrigeração do motor é parcialmente recuperado, correspondendo a cerca de 46% da energia do combustível. Já a energia utilizada para a geração de eletricidade é cerca de 33%, o que totaliza um aproveitamento em torno de 79% da eficiência global de energia.
A utilização de gás natural na cogeração proporciona diversas vantagens devido aos seguintes fatores:
Não necessita de equipamentos auxiliares, logo existe um menor investimento por kW instalado;
Otimização do espaço;
Controlo rigoroso do arranque e da paragem dos motores conforme as necessidades da instalação;
Manutenção dos equipamentos é mais simples;
Maior aproveitamento energético global;
Reduzidas emissões de poluentes;
Fornecimento contínuo de gás natural.
Equipamento para