Resenha o homem que calculava
CENTRO UNIVERSITARIO UNDADE 02
Saulo Aleme Michelini
Belo horizonte, 2013
Saulo Aleme Michelini, RA: 7244594428.
Resenha apresentada como requisito básico para aprovação na disciplina de Álgebra Linear no curso de Engenharia de controle e automação , na faculdade anhanguera de Belo Horizonte.
Prof. Anderson.
Belo horizonte, 2013
O Homem que calculava é um livro que fala sobre um homem com habilidade de raciocínio e cálculo extremamente desenvolvido, Beremiz que apresenta uma matemática divertida e variada resolvendo inúmeros problemas do dia-a-dia das pessoas utilizando as técnicas matemáticas das mais simples a mais complexas.
Ao todo são trinta e quatro capítulos, onde um segundo personagem, o Hank Tade-Maiá, encontra Beremiz por acaso no deserto contando os mais diversos itens naturais e o leva à Bagdá onde as histórias serão relatadas neste livro.
Logo após Beremiz e Hank seguirem para Bagdá, se deparam com um grupo de irmãos, que tem um problema em uma partilha de uma herança de camelos, que Beremir elucida brilhantemente e causando admiração dos irmãos e mais ainda de seu amigo Hank.
O livro narra basicamente as habilidades matemáticas de Beremir, que resolve problemas inicialmente complicados tais como, o surgimento do xadrez, as pérolas do rajá, o “x” da vida, entre outros.
Beremiz casou-se com Telassim, a linda filha de Iezid-Abul-Hamid, que conheceu quando o Iezid solicitou de lhe ensinar matemática.
Beremir mostra como a matemática pode ser simples se aplicado o método correto, resolvendo problemas matemáticos facilmente.
O livro o Homem que calculava instiga o leitor a visualizar a matemática de uma maneira diferente, divertida, interessante, faz com que o leitor queira aprender a geometria, a matemática, as várias maneira de utilizar a lógica de raciocínio que Beremiz utiliza tão brilhantemente durante todo a história do