Resenha - O guia completo da cor
Introdução
Resenha descritiva do livro “O guia completo da cor” dos autores Tom Fraser e Adam Banks, publicado pela editora SENAC, no ano de 2010. A obra apresenta 4 capítulos com 99 subtítulos que abordam a cor, destacando “A cor na arquitetura”, “A cor na cidade”, “A cor nas marcas” e “A cor na fotografia”.
Desenvolvimento
Tom Fraser, no primeiro capítulo começa sua obra quebrando alguns paradigmas que dizem que as cores são fixas a um objeto ou superfície quando na verdade, ela é só mais um evento desencadeado no observador. No cenário mercadológico no qual pensamos em uma marca famosa e automaticamente nos vêm às cores que a identificam, como é o caso da Coca-Cola, Pepsi, ou na empresa Orange de telefonia móvel.
Cientistas importantes como Isaac Newton se interessou em estudar teorias da luz e da cor, assunto que foi trabalhado em seguida por vários outros cientistas. Em meio de todos esses estudos, uma das questões que esses cientistas abordavam era de como a luz criava a impressão de cor na mente.
Os sistemas de cores foram elaborados para que selecionássemos e combinássemos cores, criando paletas harmoniosas e agradáveis. Além de explicar detalhadamente o funcionamento dos diversos círculos cromáticos existentes. Neste capítulo Adam Banks apresenta aspectos analisados por estudiosos, como Johannes Ittens que examinava a cor seguindo a tradição de Goethe, que consistia em analisá-las de maneira psicológica.
No decorrer do texto, o autor fala da necessidade de ser alquimista no momento de produzir as cores de forma que mais se assemelhe à realidade. Apresenta fatos a respeito do desenvolvimento dos pigmentos e em que forma eles eram utilizados e como são produzidos hoje. Falta também, de maneira sintética, a respeito do desenvolvimento da fotografia colorida e dos métodos utilizados para isso. Usando este gancho, faz uma breve análise a respeito da reprodução colorida, destacando cada método existente para