RESENHA O futuro do Brasil depende da conserva o da Amaz nia
*Antonio Marcos das V. Agostini
CLEMENT, Charles R.; HIGUCHI, Niro. A floresta amazônica e o futuro do Brasil.
Disponível em: http://peld.inpa.gov.br/sites/defalt/files/clement20%20Higushi%20A%20Floresta%20Amazonica%20e%20o%20Futuro%202006pdf. Acesso em: 12 nov. 2014.
O artigo de Charles R. Clement e Niro Higushi apresenta os problemas encontrados na floresta amazônica e como isso resulta no futuro do Brasil. Tema de muitas discussões na atualidade, o desmatamento é acelerado e um dos motivos é “porque tem pouco valor na percepção da sociedade”(CLEMENT,2005. Pág. 1). Os autores indicam que na atual sociedade o PIB (Produto Interno Bruto) é o único valor aceito na sociedade por ser um valor econômico financeiro presente, sendo este que dá ao país o status de desenvolvido. O Objetivo dos autores é chamar a atenção para a desvalorização da Amazônia e apontam que Em grandes sociedades, como a do Brasil, o governo precisa tomar a iniciativa para organizar o manejo e a conservação das florestas como aconteceu na Alemanha medieval (1500s), no Japão da Era Tokugawa (1635-1853) e na China moderna. (CLEMENT; HIGUSHI, 2005. Pág. 1).
No Brasil, por ser um país democrático, é necessário que os formadores de opinião e o governo convençam a população que as medidas tomadas são para o beneficio de todos. Para isso, Clarles e Clement utilizam exemplos como a China, onde o desmatamento é proibido e toda sua madeira é comprada de países tropicais no mercado global, e Japão e Alemanha onde é notório uma maior cobertura florestal, se comparado ao que tinha quando os cidadãos se convenceram da importância das florestas e do ambiente. Já no Brasil, ao longo do século XX, a mata atlântica quase desapareceu. Embora o Regime Militar tenha editado uma lei florestal onde cada propriedade se exigia uma parcela de conservação, foi nesse período que a floresta amazônica começou a ser desmatada aceleradamente. Primeiramente os