ED De Neuro Completo
Centro de Ciências da Saúde
NEUROFISIOLOGIA FARMÁCIA
Neurofisiologia Ricardo Reis
Questionário 1 Bioeletrogênese e Sinapse
1.Qual a diferença entre potenciais sinápticos, potenciais receptores e potenciais de ação (PA)?
Potenciais sinapticos e receptores são potenciais passivos. Os potenciais passivos são pequenos, lentos, graduados (somados para eventualmente chegar no limiar) e são hiperpolarizantes ou despolarizantes. Já os potenciais de ação, são grandes, rápidos, tudo ou nada e despolarizantes.
2.Descreva o que levou Camilo Golgi e Santiago Ramón y Cajal a ganharem o prêmio Nobel de 1906. O que se entende pela doutrina neuronal?
Camilo Golgi inventou a técnica específica para corar neurônios, onde se fixava partículas de cromato de prata a membrana do neurônio através da reação química de nitrato de prata e bicromato de potássio. Carjal começou a investigar a estrutura fina do sistema nervoso usando a técnica de Golgi modificada, onde descreveu a Lei da Polaridade Dinâmica, onde a propagação da corrente de ação era sempre na direção dos dendritos para os axônios. A doutrina neural consiste em: O neurônio é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso; são células individuais, que não se comunicam com continuidade protoplasmática com outros neurônios, nem anatomicamente e nem geneticamente; é composto por dendritos, corpo celular e axônio; condução de estímulo ocorre do dendritos ao corpo até os axônios.
3.Descreva a diferença entre sinapse elétrica e química. O que se entende por sinapse tripartite?
4.Descreva equilíbrio eletroquímico de um íon e desenhe um circuito equivalente elétrico comparando seus elementos com uma célula nervosa.
5.No que se baseia o ciclo de Hodgkin-Huxley na geração do PA?
6.Resuma suscintamente o papel das forças elétrica e química, as concentrações de cátion majoritárias nos compartimentos intra- e extra- celular e o potencial de equilíbrio dos respectivos íons.
7.O que se entende