Resenha - O Clima como fator modificante
Bibliografia: OLGYAY, V. ; Arquitectura y Clima: Manual de diseño bioclimático para arquitectos ; Ed. Gustavo Gili S/A/ Barcelona, Espanha, 2006; pg. 111 – 138.
Palavras chave: Clima; homem; construções; ambiente; materiais.
Resumo
O clima possui significante efeito sobre o homem, e este deve se adaptar ao clima de acordo com suas condições, como sua localização, suas necessidades e o meio ambiente em seu entorno. É imprescindível analisar os impactos do clima de acordo com as regiões e, a partir disso, criar recursos para obter o máximo de conforto.
A habitação é um elemento cujo objetivo principal é acomodar e proteger seus habitantes de efeitos indesejáveis de seu entorno. O construtor que mora em regiões urbanas – cidades - possui maior variedade e facilidade tecnológica para criar soluções com relação ao clima, enquanto construtores primitivos e rurais possuem possibilidades mais limitadas. Mesmo com essa limitação, esses construtores mostram um alto nível de qualidade e execução de seus trabalhos, comparando-os com outros que possuem a tecnologia moderna.
O estudo do clima requer diversos conhecimentos, como as condições de tempo de acordo com a localização, as estações do ano, a temperatura, a umidade, a melhor orientação para aproveitamento da luz e para melhor ventilação, a topografia, as necessidades sociais, os materiais que devem ser utilizados e, entre outros, para garantir a maior qualidade das construções.
Além disso, deve-se observar e estudar o tipo climático da região – quente seco, quente úmido, continental, temperado ou ártico – e, assim, tratar das soluções específicas de cada um.
Ideação
Condições e conhecimentos necessários para construir corretamente de acordo com o clima.
Citações
“(...) el clima es, no obstante, uns aspecto importante que las fuerzas que generan formas y tiene grandes efectos en las formas que el hombre puede crear para sí mismo.” p. 111 “A menudo, el hombre primitivo construye con más sabiduría