Resenha - o carteiro e o poeta
I. Ficha Técnica Resumida
Nome original: II Postino
Ano: 1994
Direção: Michael Radford
Personagens principais: Maria Grazia Cucinotta (Beatrice), Massimo Troissi (Mário Ruoppolo), Phillippe Noiret (Pablo Neruda).
II. Resenha
Mário Ruoppolo, filho de pescador e sem interesse em seguir a profissão do pai, consegue um emprego de carteiro particular para um único destinatário, o escritor famoso Pablo Neruda, exilado político numa ilha mediterrânea. O carteiro fascinado pela facilidade que o poeta tinha parar atrair a atenção de tantas mulheres, se tornou amigo de Neruda . Aos poucos surge uma amizade entre os dois homens .
Buscando conquistar o amor da bela Beatrice, Mário pede ajuda ao poeta e este começa a dar aulas de poesia ao carteiro. Em uma das cenas Neruda lhe ensina diz respeito às metáforas e pergunta a Mário como ele entenderia se ele disse que “o céu estava chorando” e o homem responde que essa é a imagem que representa a chuva. Assim, o poeta estabelece diálogo com Mario, por meio da poesia, levando-o a refletir sobre sua própria vida e o mundo. Desta maneira, percebe-se a complexidade do pensamento do carteiro, quando ele questiona Neruda, perguntando se o mundo é uma metáfora de todas as outras coisas.
A poesia transformara a vida de Mario, quando ele diz que “A poesia não pertence àqueles que escrevem, mas sim àqueles que precisam dela”, enfim, ele consegue por meio de metáforas e outros recursos estilísticos descrever tudo que existe no mundo: suas ações e reações. O carteiro vai adquirindo uma nova visão de mundo a partir das poesias, suas relações com a sociedade estão em transição e muitas verdades cristalizadas começam a se estilhaçar
A metáfora é muito utilizada no filme pelo poeta e o carteiro . Ganha ainda mais importância quando Mário utiliza a poesia para impressionar e finalmente conquistar sua amada Beatrice.
Neruda vai embora após terminar o exílio. O carteiro, por sua