Resenha O Brasil Decola?
Diante da explosão da crise econômica que atingiu o mundo na década de 2000 desacelerando o crescimento dos países desenvolvidos e influenciando diretamente diversos países, o Brasil não parecia estar neste planeta.
Mesmo depois da bolha imobiliária nos Estados Unidos, que provocou esse desaquecimento nos países desenvolvidos, o Brasil continuou apresentando bons resultados, e atingiu um crescimento de 7,5% em 2010, impulsionado pela inflação controlada, facilidade de crédito, eficiente produção industrial e aumento da renda da população junto com a queda da taxa de desemprego, tudo isso gerou um aumento no investimento e consumo das famílias brasileiras.
Foi um momento histórico para o Brasil, o povo brasileiro tinha uma expectativa otimista para o futuro, era um momento de ascensão, finalmente o slogan da bandeira fazia sentido “Ordem e Progresso”, o Brasil progredia. E o mundo enxergava isso, o Brasil se tornava o protagonista da economia mundial, e esse destaque era promissor, foi contemplado para ser cede da Copa do Mundo de Futebol neste ano (2014) e cede das Olimpíadas em 2016.
Mas depois de resistir forte a crise, e ficar em evidência diante da econômica mundial, o Brasil desacelerou e voltou ao padrão de baixo crescimento, crescendo apenas 2% desde 2011. A eleição de Dilma Rousseff, que trazia esperança de um progresso contínuo para a população brasileira, mostrou falhas na administração pública. O povo brasileiro vê diante de seus olhos o seu dinheiro, que é arrancado de impostos abusivos, sendo empregados de forma errada e que não trazem melhorias em diversos setores como transporte, saúde, segurança, educação, infraestrutura, e tantos outros setores que são direitos essenciais da população.
Viver numa sociedade com todos esses problemas, pagar altos impostos, ver escândalos de corrupção sendo desmascarados e ainda assim, nossos governantes aumentando ainda mais os impostos, tudo isso fez com que os R$ 0,20 a mais