ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
FUNDAÇÃO VALE DO TAQUARI DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – FUVATES
CENTRO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Análise das Demonstrações Financeiras
(Trabalho para N1=3,0)
Semestre B/2012
Curso: Administração
Prof. Ms. Alexandre André Feil
Encantado, B/2012
Metodologia de estudo: Utilizar o material Análise das Demonstrações Financeiras_Conteúdo para uma leitura prévia e também utilizar duas referencias bibliográficas, podem ser básicas ou complementares, para ampliar o horizonte do conhecimento sobre o assunto que está em epígrafe nas questões descritas abaixo. Pede-se: Responder e elaborar as questões números 01 e 02:
1. Realizar um quadro comparativo das demonstrações Principais e das Auxiliares, destacando: Conceito e a sua finalidade dentro da Análise das demonstrações Financeiras.
DEMONSTRAÇÕES PRINCIPAIS
CONCEITO
FINALIDADE
Balanço Patrimonial (BP)
A demonstração confronta os Ativos (bens e direitos) com seus Passivos (obrigações) ou Patrimônio Líquido (o que foi fornecido pelos proprietários). As contas do Ativo devem ser apresentadas na ordem decrescente de liquidez, assim um bem ou direito, quanto mais próximo estiver de se transformar em dinheiro, maior liquidez possuirá, enquanto que as contas do passivo devem obedecer à ordem decrescente das exigibilidades.
O Balanço Patrimonial é a demonstração financeira que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento, dentro de determinados critérios de avaliação.
Demonstração do Resultado de Exercício (DRE)
A demonstração do resultado do exercício é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um período específico. No Brasil a DRE deve ser elaborada obedecendo ao princípio do Regime de Competência. São evidenciadas ordenando de forma resumida as