Análise das demonstrações financeiras
INTRODUÇÃO
A administração financeira é a área responsável pela gestão financeira cotidiana de uma empresa. E o profissional que atua nesta área é o administrador de finanças que tem o papel de analisar, planejar e controlar todos os recursos financeiros da empresa.
As demonstrações financeiras básicas são: Balanço Patrimonial (apresenta a situação patrimonial da empresa confrontando com os seus Ativos e Passivos ou Patrimônio Líquido); Demonstração do Resultado do Exercício (tem por finalidade apresentar um resumo dos resultados financeiros das operações da empresa em um determinado período); Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (relata como o Capital Circulante da empresa foi utilizado ou modificado); Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (retrata as alterações ocorridas na conta durante o período).
DESENVOLVIMENTO
As Demonstrações Contábeis publicadas aos usuários em geral, são realizadas conforme princípios e normas contábeis e societárias tendo objetivos específicos. No entanto, para se conhecer a situação econômico-financeira da empresa faz-se necessário a análise destas demonstrações sob focos específicos para que o usuário tenha um visão geral e ampla da atuação das Sociedades no mercado em quês estão inseridas;
O Prof. Marion (2002) diz que no mínimo temos que analisar as demonstrações por meio de três pontos fundamentais:
-Situação Financeira – Capacidade de pagamento da empresa, ou, sua Liquidez;
-Situação Econômica – Rentabilidade da empresa e do empresário;
-Estrutura de Capital – Quantidade e qualidade das dívidas;
Toda análise das demonstrações contábeis parte de pressupostos de que as demonstrações foram elaboradas com observância rigorosa dos princípios contábeis e por profissionais competentes.
Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Sendo de grande importância para a administração