Resenha O animal Moral
REFERÊNCIA
Wright, Robert, 1957 - O Animal Moral: por que somos como somos: a nova ciência da psicologia evolucionista / Robert Wright; Tradução Lia Wyler. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
QUALIFICAÇÃO DO AUTOR
Pesquisador da área do evolucionismo, estudioso e premiado autor de livros best-sellers sobre a ciência. Jornalista, editor contribuinte das revistas The New e The New York Times, co-fundador e editor-chefe do Bloggingheads.tv e editor sênior do The Atlantic.
Embora o livro aborde muitas ciências o seu foco principal é a psicologia evolucionista. Cada ponto de vista do texto é sustentado pela apresentação de trabalhos evolucionistas sendo intercalados com relatos da vida de Darwin.
Na primeira parte do livro, o assunto é a motivação básica que impulsiona todos os seres existenciais, a reprodução, onde são apresentadas diversas ideias sobre vários assuntos tanto abordando o gênero animal como humano.
As relações mais imediatas como família e amigos são discutidas no seguinte tópico. Como sequencia as relações sociais mais amplas como a hierarquia social, são abordadas na terceira parte do livro. Já a última parte, traz como foco a exposição de valores morais, onde o autor parte da ideia de que, já que o processo de seleção natural age selecionando traços egoístas, devemos então propormo-nos a ser bons com os semelhantes, propondo assim um novo código moral.
O livro se encerra com uma lista que envolve o novo paradigma darwinista no que diz respeito à mente humana, a lista indica sua natureza e sugere algumas perspectivas para resolvê-las, abordando assim, algumas das perguntas mais frequentes sobre a psicologia evolucionista.
As teses centrais do livro tratam especificamente da condição do homem como um ser animal que evoluiu (evolução, hereditariedade com transformação) devido às pressões exercidas pelo meio, disto o autor conclui que a nossa semelhança com os demais animais é tão comprovável que não podemos negar um mesmo