Resenha: A Psicologia como profissão
O texto “A Psicologia como profissão” de Bock do livro Psicologias, visa esclarecer alguns mitos desta ciência e informar o papel da psicologia enquanto prática e o papel do psicólogo.
O foco do texto se baseia em questões elaboradas por alunos com pouco conhecimento do que se trata esta ciência, sendo estas as perguntas:
1 O psicólogo adivinha o que os outros pensam?
2 Quando fazemos um curso de Psicologia, passamos a nos conhecer melhor?
3 Que diferença há entre a ajuda prestada por um psicólogo e um bom amigo?
4 O que diferencia o trabalho do psiquiatra do trabalho do psicólogo?
5 Qual a finalidade do trabalho do psicólogo?
6 Quais as áreas e os locais em que o psicólogo atua?
7 Há usos e também abusos da Psicologia. Certo?
Antes de aprofundar nestas questões é informado que as respostas são baseadas nas experiências dos autores e que podem variar.
No item 1 explica que o psicólogo não é uma espécie de vidente ou bruxo e sim uma pessoa que estudou e usando meios científicos junto ao paciente, desvendar razões e compreender dificuldades, caracterizando-se, assim, sua intervenção e assim auxiliando indivíduo a compreender, organizar e aplicar esse saber, permitindo a sua transformação e a mudança da sua ação sobre o meio.
No item seguinte é elucidado que apesar da psicologia permitir termos um conhecimento abrangente do ser humano, ainda há muito que se aprender. Mas cada novo conhecimento adquirido irá contribuir para um saber sobre o mundo e assim aumentando o conhecimento de você mesmo.
Adiante é diferenciado o serviço prestado pelo psicólogo de um bom amigo, onde a grande diferença que o psicólogo age baseado em fatos científicos para a promoção do bem estar humano que lhe possibilita diagnosticar os problemas assim como um modelo de interpretação e de intervenção.
Uma outra questão se trata da diferença do serviço psicológico para o psiquiátrico, a Psicologia tem seu objeto de estudo marcado pela busca da