Principios da Economia - Escolas Econômicas
Resumo.
Capítulo 1 – Fundamentos da Ciência Econômicas
1.1 – introdução ao estudo da ciência econômica
A economia é uma ciência social, pois estuda o homem em sociedade principalmente nas atividades produtivas.
O problema econômico fundamental é a escassez de recursos físicos e de trabalho humano, principalmente qualificado.
A economia utiliza argumentos para explicar e prever fenômenos (Vasconcellos):
Argumentos normativos: São argumentos subjetivos, que contem juízo de valor.
Argumentos positivos: Procura escolher instrumentos adequados para atingir um objetivo e avaliando os aspectos das medidas adotadas.
A teoria econômica é um conjunto de leis e idéias que quando agrupadas, podem prever ou explicar como determinadas coisas se comportam. Mais não podemos desconsiderar os aspectos sociais, geográficos, históricos e etc.
Princípios Econômicos (Mankiw) Trade-offs: Resultado da escassez de recursos (a inevitabilidade de escolhas). Você deve analisar onde investir seu capital e tempo. Existem recursos ocultos: (custo de oportunidade) O custo de determinada produção pode está implícita, então, precisamos saber de todos os custos de uma produção para tomar melhores decisões. O sucesso do processo produtivo depende da quantidade, qualidade e tecnologia utilizada. É a curva de transformação e os custos de oportunidade. (Gráfico 1.1) Pessoas respondem a incentivos: É como fatores externos mexem com o preço de determinada mercadoria, mudando o comportamento de determinada economia. Benefício liquido = benefício total – custo total, na tomada de decisão. Mercados são, em geral, forma eficiente de organizar a economia: É a economia descentralizada, em que consumidores e empresas interagem com interesses próprios, sem intervenção de um estado planificado. Governo, em certas circustâncias, podem melhorar os resultados do mercado:
O melhor uso de recursos;
Distribuição dos resultados (equidade).