Resenha - A prática da Reportagem
ALUNA: AYANE SAMARA
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO: A PRÁTICA DA REPORTAGEM -
RICARDO KOTSCHO
Trabalho para obtenção de notas da disciplina de Técnicas de Repórtagem, apresentado ao curso de Comunicação Social - Jornalismo
Manaus/AM
2014
A Prática da Reportagem
RICARDO KOTSCHO, A PRÁTICA DA REPORTAGEM, 4ª EDIÇÃO, EDITORA ATICA, 2000.
1 CREDENCIAIS DOS AUTOR
RICARDO KOTSCHO é comentarista do Jornal Record News e repórter especial da Revista Brasileira, nascido em São Paulo, 16 de março de 1948, iniciou sua carreira no jornalismo aos 16 anos no Jornal Santamarena, depois passou pelas redações de O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Jornal do Brasil e as revistas Isto É e Época. Na TV ele passou pelas emissorasda Globo, CNT, SBT e Rede Bandeirantes.
Na década de 1980 foi correspondente do Jornal Brasil na Alemanha Ocidental e foi condenado pelo II Tribunal de Alçada do Rio de Janeiro de um a quatro meses de prisão, por ter publicado uma entrevista na qual o juiz era apontado como amigo influente do pai de um traficante de drogas.
Em 2003, durante o Governo do Presidente Lula, foi secretário de Imprensa e divulgação da Presidência da República.
Foi premiado por quatro vezes com o Prêmio Esso de Jornalismo e também recebeu premiações: COMUNIQUE-SE , TOP BLOG, CLAÚDIO ABRAMO E TRÓFEU ESPECIAL DE IMPRENSA.
Possuí 20 livros publicados, dentre os quais: Uma vida de Repórter e A prática da reportagem, sendo uma grande referência para muitos jornalistas.
2 RESUMO DA OBRA
A prática da Reportagem consiste em um texto simples sobre a maneira que os repórteres enfrentam os desafios em qualquer situação: dividido em oito capítulos.
O primeiro tem como tema: Uma opção de vida, que fala sobre os jornalistas no tempo da ditadura, as curiosidades que as pessoas tinham para a profissão que às vezes acabavam confundindo e pensando que o repórter tinha que saber de tudo,