Resenha a procura da felicidade
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda
Até aqui as Transportadoras e os Operadores Logísticos cresceram e se desenvolveram sustentados nos "pilares" da logística convencional, aquela que segue o sentido tradicional, dos fabricantes e canais de distribuição aos clientes finais. Esse também tem sido o foco primário dos Embarcadores na gestão da operação logística.
O futuro, porém, será diferente. É claro que a logística convencional nunca perderá seu valor e importância, mas a logística verde ganhará cada vez mais espaço e se tornará o grande protagonista no cenário mundial.
Mas por quê? Vários são os motivos.
Primeiro, existe e existirá cada vez com maior intensidade uma pressão econômica para recuperar o valor de produtos dentro da cadeia logística. Esse é um dos principais papéis da logística reversa, que tem como função primordial a maximização do valor dos ativos que estão sendo subtraídos do fluxo tradicional. Reduzir custos e minimizar a necessidade de novos investimentos será determinante para o nível de competitividade das empresas, por isso, a gestão da logística reversa será fundamental!
Outro fator importante está relacionado à preocupação com o meio-ambiente. Nesse sentido a logística tem um papel crucial, principalmente ao desenvolver ações que contribuam para os
3Rs da eco eficiência:Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Reduzir significa economizar de todas as formas possíveis. Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo.
Reciclar, quando não deu para reduzir e nem reutilizar.Também contribuirá de forma decisiva para o avanço da logística reversa a questão da legislação "verde" (green laws), que tem avançado com grande velocidade nos países europeus. É o caso, por exemplo, da norma
WEEE - Waste Electrical and Electronic Equipment ou Resíduos de Equipamentos Elétricos e