Resenha A Nova História de Peter Burke
A NOVA HISTÓRIA
SEU PASSADO E SEU FUTURO
JOSIELISON FERDINEI DA COSTA RIBEIRO – LHN04
Trabalho apresentado como atividade complementar à B2 na disciplina Fundamentos Específicos I: Métodos de História, no Curso de Licenciatura Plena em Historia, na Faculdade Integrada Ipiranga. Prof. MSc. Maria Martins.
BELEM – PA, 2014
Referências: BURKE, Peter. A ESCRITA DA HISTÓRIA: NOVAS PERSPECTIVAS. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1992.
Josielison Ferdinei da Costa Ribeiro1
Maria Raimunda Martins2
Sobre o autor
Peter Burke é um historiador inglês, tem Doutorado pela Universidade de Oxford, é professor emérito da Universidade de Cambridge, casado com a historiadora brasileira Maria Lucia Garcia Pallares – Burke, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Introduzido no mundo dos “Annales” pelo historiador equatoriano Juan Maiguashca, Burke é um dos maiores especialistas mundiais nas obras de Gilberto Freyre, além de escrever inúmeros artigos críticos, inclusive na imprensa, sobre o sociólogo pernambucano.
Resenha:
O autor nos diz, que mais ou menos na ultima geração, o universo dos historiadores se expandiu a uma velocidade enorme. Antes predominava, no século XIX, uma historia nacional, deixada a cargo dos “antiquários”3. Atualmente essa história nacional compete com a história mundial e história regional.
Nesse contexto, surgem novos campos, como por exemplo, a história social. Mas como o próprio titulo já diz, o que seria essa Nova História? Pois bem. Essa expressão, mais conhecida na França, seria a uma “identificação” de “novos problemas”, “novas abordagens” e “novos objetos”. Podemos também dizer que está associada à chamada École des Annales (Escola dos Annales), visto que os ensaios do qual tratavam esses “novos objetos”, “novas abordagens” e “novos problemas” foi feito pelo medievalista francês Jacques Le Goff. Mas definir essa “nova história”