tb pul e extra pul
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa grave com forma clínica caracterizada principalmente pelo acometimento dos pulmões (pulmonar) ou de outros sítios (extrapulmonar). Em ambas as formas da doença, a transmissão se dá pelas vias aéreas através de gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro do indivíduo portador de tuberculose pulmonar bacilífera, sendo, porém, a pessoa que não apresente a forma ativa da doença, incapaz de infectar outras. Na forma pulmonar os bacilos atingem alvéolos e bronquíolos e iniciam sua multiplicação, causando os principais sintomas da doença: tosse (superior a 03 semanas), escarro com ou sem presença de sangue, dor torácica, fraqueza, perda de peso, febre e sudorese noturna.
Pode-se apresentar sob a forma primária, pós primária (ou secundaria) ou miliar.
TB pulmonar primária – O paciente apresenta-se irritadiço, com febre baixa, sudorese noturna, inapetência e o exame físico pode ser inexpressivo.
TB pulmonar pós-primária – Tem como característica principal a tosse, seca ou produtiva. A expectoração pode ser purulenta ou mucóide, com ou sem sangue. A febre vespertina, sem calafrios, não costuma ultrapassar os 38,5 °C. A sudorese noturna e a anorexia são comuns.
TB miliar – Os sintomas são febre, astenia e emagrecimento, que, em associação com tosse, ocorrem em 80% dos casos.
Tuberculose Extra-Pulmonar – Sintomas
As apresentações extra pulmonares da TB tem seus sinais e sintomas dependentes dos órgãos e/ou sistemas acometidos.
Formas mais frequentes de TB extrapulmonar:
- Pleural;
- Meningoencefalite tuberculosa;
- Tuberculose ganglionar periférica;
- Tuberculose osteoarticular;
- Tuberculose geniturinária;
- Tuberculose oftalmica.
Os critérios clínicos para suspeição de tuberculose são:
Tosse com expectoração; 03 semanas de febre vespertina; Suores noturnos Perda de peso; Escarro sanguíneo (hemoptóico); Dor torácica Perda ponderal significativa; Falta de