Resenha - A history of japanese literature
Neste texto, o autor nos mostrar temas e estilos utilizados pelos escritores contemporâneos, cuja escrita foi influenciada por elementos da cultura ocidental.
Sabe-se que nos anos do pós-guerra, houve diversas mudanças no pensamento político, social e cultural do Japão. Tratando-se da literatura japonesa, os primeiros quinze anos do pós-guerra foram considerados como sendo a época vigorosa da literatura. Com a reabertura do Japão ao ocidente, surge o interesse em traduções de livros americanos e europeus por parte dos japoneses. E com a ajuda financeira dos americanos e, mais tarde, com a Guerra da Coréia, o Japão encontra a oportunidade de reconstruir sua economia nacional. A experiência pessoal de guerra, a reabertura do Japão e a tentativa de recuperar a economia do país foram alguns dos principais temas abordados na literatura japonesa desse período.
Posteriormente, nos quinze anos seguintes, o Japão passa por um período de crescimento rápido e o padrão de vida japonês sobe muito. Ao mesmo tempo, a literatura perde o vigor criativo, e há uma diminuição do interesse em traduções escritas acrescidas de declínio na preocupação com o patrimônio intelectual do ocidente. Os principais temas abordados na literatura japonesa desse segundo período são a Guerra do Vietnam e o alto crescimento da sociedade consumista.
A experiência pessoal de guerra e o interesse pela política do Japão inspiraram o Masao Maruyama (1914-96) a escrever ensaios sobre o militarismo pré-guerra e fascismo japonês, além de críticas sobre o governo imperial. Para Shōhei Ōoka (1909-88), o campo de batalha foi um tema determinante para seu sucesso literário. A sua vivência nesse meio o inspirou a escrever Furyoki (Memórias de um prisioneiro, 1948). Outro trabalho de Ōoka é Reire Senki (Um registro da batalha de Leyte, 1967-69), considerada a melhor obra de literatura de