Resenha - A Arte da Guerra
O autor enfatiza que antes de iniciar qualquer ação, é necessário haver um planejamento e isso se aplica sem dúvida, na administração, pois o planejamento é o ponto inicial para alcançarmos um objetivo. O livro, além disso, nos ensina, que devemos conhecer a si mesmo e ao inimigo e quanto a isso concordo, pois dessa forma podemos nos dar conta das condições favoráveis, local e momento exato de “atacar”, já que descobriríamos as fraquezas do inimigo.
Sun Tzu nos transmite, outrossim, a importância da disciplina e hierarquia, da adaptação às circunstâncias, da boa relação entre general e exército, ou seja, chefe e funcionários. E consequentemente evidencia a relevância das ordens dadas ao seu exército, que deverão ser claras e de fácil entendimento, visando uma excelente instrução e logo, seu cumprimento satisfatório.
Pode-se concluir que o livro é de fato interessante, por conter princípios importantes utilizados nas táticas militares, que nos dias de hoje, se aplicam perfeitamente não só, no ramo dos negócios, como também em nossas próprias vidas, nos auxiliando nas diversas situações vividas no cotidiano. Em face ao exposto, cabe a cada um usufruir com inteligência e sabedoria, os ensinamentos de Sun Tzu, para que num futuro próximo, possa alcançar o desejado sucesso.