Resenha UPP Monique
GESTÃO E POLÍTICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA
MONIQUE DA CUNHA NUNES
MATRÍCULA: 2014.05.112204
As Unidades Policiais Pacificadoras e os novos desafios para as favelas cariocas
No artigo, Professor da Universidade Federal Fluminense, o fundador e membro do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro; Subsecretário executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e DireitosHumanos escreve sobre a evolução das favelas cariocas até a criação das Unidades de Policias Pacificadoras e apresenta uma breve síntese a respeito de um conjunto de formulações que tem desenvolvido há alguns anos a respeito da representação hegemônica sobre os moradores das favelas e o que essa percepção provoca em termos de políticas públicas, em especial no campo da segurança pública.
Estamos diante de grandes mudanças ocorridas e suas consequências, a partir do impacto provocado pelas ações de ocupação das favelas pelas forças policiais cariocas, denominadas UPP’s. A meta seria a redefiniçao das relações entre os órgãos estatais, sociedade civil e os espaços favelados.
Expõe uma série de considerações sobre as oportunidades e os riscos que derivam do sucesso estratégico das UPPs, como o “resgate” do território, direito do cidadão, e a especulação imobiliária que cria o risco de acabar com a identidade carioca das favelas.
O texto faz uma reflexão sobre uma nova conjuntura posta por essas Unidades Pacificadoras na realidade social e econômica do Rio de Janeiro, representa a possibilidade de romper com a privatização da soberania, a capacidade de regular a ordem social da cidade sem interferência de grupos criminosos.
Seu maior objetivo é afastar esses grupos criminosos fortemente armados das favelas, que possuíam o controle social dos espaços das favelas cariocas e oferecer serviços e equipamentos básicos juntamente com o policiamento comunitário. A contratação e treinamentos de novos policiais aponta para um rompimento com o sistema de