Resenha texto: o desenvolvimento industrial do brasil
Faculdade de Administração
Formação Econômica do Brasil
Resenha Descritiva
O Processo Brasileiro de Industrialização: Uma Visão geral
Flávio R. Versiani (Universidade de Brasília)
Wilson Suzigan (Universidade Estadual de Campinas)
A obra em questão faz uma analise dos aspectos do desenvolvimento da Indústria no Brasil. Considerando a transição da economia essencialmente agrícola, os fatores que estimularam o surgimento da Industria, fatores que afetaram positiva e negativamente o seu desenvolvimento, a interferência do Estado nesse processo e por fim, o surgimento de Instituições Governamentais para fomento do processo.
O os capítulos da seguinte forma: propósito e fundamentos do estudo, apresentação em números da economia brasileira no período analisado, os fatores que influenciaram o desenvolvimento da Indústria, a participação do Estado no processo, as políticas adotadas pelo Estado, política comercial e planejamento.
A partir do primeiro estudo da atividade industrial no Brasil, realizado em 1907 pode-se perceber que a indústria nacional já atendia uma boa parte da demanda dos produtos que antes eram importados. O resultado da pesquisa foi motivo de estranheza visto que a impressão era de uma economia ainda essencialmente agrícola. A partir dos resultados do estudo apresentado em 1907 deu-se inicio a uma investigação dos fatores desse desenvolvimento tais como a origem do capital investido e as raízes do empresariado industrial.
Na década de 20 dois setores eram responsáveis por 60% do valor adicionado a economia: a indústria têxtil e a de alimentos. Acrescidos os valores da indústria de bens não duráveis esses valores chegaram a 70%. A diversificação da Indústria deu-se a partir das década de 20. Até o fim da década de 30 a industria era predominantemente de bens não duráveis. Nas duas décadas que se seguiram começou o surgimento de novas indústrias nos setores de transporte, mecânica, material elétrico, e