Trabalhos
[pic]Busca
Saiba mais na Internet sobre:
[pic]
Faça sua pesquisa na Internet:
Parte superior do formulário
[pic][pic][pic]
[pic]
Parte inferior do formulário
Confira o material usado e o procedimento ideal para confeccionar velas artesanais.
Material:
- Parafina
- Panela grande
- Colher de pau de cabo longo
- Pavio ou barbante encerado
- Forma no formato desejado
Modo de fazer:
Coloque a parafina em uma panela grande, leve ao fogo brando em banho-maria e mexa com a colher de pau. Assim que ela derreter, desligue o fogo. Vá mexendo de vez em quando até a parafina estar totalmente líquida. Posicione o pavio e despeje a parafina na forma e deixe esfriar.
Dicas:
- Prefira a parafina de cor mais branca e transparente, é a de melhor qualidade.
- Na hora de escolher o pavio, lembre-se de que quanto mais grosso for, mais depressa queima. Quanto mais fino, menor a chama e a vela queimará mais lentamente.
- O melhor tipo de pavio é o de algodão trançado e preparado quimicamente, chamado de pavio quimicado, que não deixa a parafina escorrer. Já o pavio de barbante não absorve bem a parafina, por isso a vela derrete e a chama apaga logo.
- No caso de velas coloridas, adicione anilina em quantidade suficiente para obter o tom desejado e mexa bem. Lembre-se de que a cera quente tem mais transparência, tendendo a acentuar a tonalidade na medida em que for esfriando.
- Se preferir, faça antes um teste de cor. Aqueça uma mistura de parafina e anilina. Com uma colher, retire um pouco dessa mistura e coloque sobre a torneira de água fria. O tom obtido será o resultado da cor final.
- Anote a proporção ao fazer velas perfumadas: adicione 100 g de essência oleosa para cada quilo de