Estudo bpmn
É um padrão de modelagem de processos de negócio que fornece uma notação gráfica para especificação de processos de negócio em um DPN (Diagrama de Processo de Negócios). Ela é baseada em uma técnica de diagramação de fluxo muito similar ao diagrama de atividades da UML (UNified Modeling Language). O objetivo é suportar o gerenciamento de processos de negócio tanto para um usuário técnico, quando para usuário de negócio por meio de uma notação que seja intuitiva para todo e qualquer usuário de negócio, porém, seja também eficiente para representar processos complexos.
-Analistas de Negócio: Criam e refinam os processos
-Desenvolvedores Técnicos: Responsáveis pela implantação dos processos
-Gerentes de Negócio: Monitoram e gerenciam os processos.
Escopo: A norma BPMN é restrita a suportar os conceitos de modelagem que são aplicáveis a processos de negócio. Outro tipo de modelagem criado ou realizado por organizações com outra finalidade não poderão ser atendidas pelo escopo da norma BPMN.
Elementos: Realizado por diagramas simples com um pequeno conjunto de elementos gráficos. Tem por objetivo prover instrumentos para o mapeamento do processo seja realizada de maneira padronizada. Ter a capacidade de mapear os processos internos e externos da organização, atualizar seus modelos de acordo com as regras estabelecidas na empresa e sem afetar as especificações anteriores.
Elementos divididos em 4 categorias:
-Objetos de Fluxo;
-Objetos de conexão;
-Swimlanes;
-Artefatos.
Objetos de Fluxo: Objetos de Conexão
Com a simbologia, pode-se fazer modelos de processos para documentação e comunicação.
Ex:
Swimlanes: Diagramas de fluxo com mais algumas propriedades e características.
Pool – Funciona como um container gráfico para dividir um conjunto de atividades de outros pools.
São usados quando o diagrama envolve duas entidades de negócio ou participantes que estão separados fisicamente do diagrama.
Lane –