Resenha - Terapia Financeira
Livro: TERAPIA FINANCEIRA De Reinaldo Domingos
Confesso que peguei o livro TERAPIA FINANCEIRA para ler visando fazer esta resenha, extremamente contrariado, raivosamente culpando vários motivos ou pessoas pela incumbência que havia sido passada. No fundo, a maior culpa, eu colocava em mim mesmo por, apesar de saber que seria necessário, não ter lido antes de viajar o livro que seria a principal norteador do curso.
Sem outra alternativa comecei a ler com certa frieza, que se desfez naturalmente logo nas primeiras páginas, onde a leveza na forma de escrever unido a interesse despertado pela impressionante história de vida do autor, anuncia que será uma leitura, no mínimo, extremamente agradável. Já exorcizado do espirito revoltoso do início da leitura, aceito minha pena e começo as sublinhar trechos, utilizando o mesmo método que uso para qualquer livro de cunho técnico ou didático, considerando apenas “mais um livro”.
Porém quando o autor faz a introdução de sua metodologia e com extrema coerência começa a tocarem assuntos relativos ao trato com o dinheiro minha disposição mental sofre um golpe estonteante, porém, o verdadeiro “ cruzado” no queixo vem quando começa a se desenvolver a metodologia DSOP, através do pilar “ DIAGNOSTICO”.
Acredito que o meu sentimento foi igual ao que 99,99% das pessoas que leram e que lerão esta obra. Começou a passar centenas de filmes em minha mente demonstrado como eu, um experiente administrador, era infantil financeiramente. O autor refaz a ideia de uma coisa simples, supostamente aprendida dezena de vezes por todos, porém nunca realmente aplicada, talvez porque nunca houveram tantos argumentos incontestáveis como nesta obra.
Já animado com a leitura, deparo-me com algo que sempre fiz só que de forma errada – SONHAR - o segundo pilar da metodologia. Realmente é frustrante descobrirmos que nem sonhar sabíamos. Sonhar deixa de ser um simples recurso abstrato e passa