TERAPIA DE RISCO resenha
4° Período de Farmácia Integral
Psicologia
Prof.ª Laura Mineiro
RESENHA
Terapia de Risco
Mariana V. S. Martins
O2 de Setembro de 2013
Montes Claros/MG
TERAPIA DE RISCO
SIDE EFFECTS, EUA DIREÇÃO: STEVEN SODERBERGH
O filme conta uma história sobre uma moça chamada Emily em que ela fica um pouco perturbada com a saída do seu marido da prisão que denunciou questões financeiras na empresa onde trabalhava. A esposa começa a ter uma depressão e chega a ponto de tentar suicídio várias vezes a partir daí ela começa a ser atendida por um psiquiatra que tenta vários medicamentos, mas sem sucesso.
O médico então resolve testar uma nova droga na paciente que é o Ablixa novo no mercado, mas ela obteve melhoras, mas com sérios efeitos colaterais como o sonambulismo. Ela acaba matando seu marido em um desses “ataques” de sonambulismo aonde ela vai a júri e eles a internam em um hospital psiquiátrico.
A partir daí a trama começa a se desenrolar, pois Emily denuncia o medicamento na televisão onde o mundo fica sabendo que o Ablixa é um remédio que trás transtornos e nem tanto a felicidade. O psiquiatra abalado pois perdeu tudo por causa dessa revelação começa a descobrir que ela realmente não estava doente mas apenas fingindo onde tudo que esta por trás do filme são questões financeiras.
O que o filme quer mostrar é o envolvimento de Emily com uma psiquiatra onde esta médica esta ligada a outra indústria farmacêutica em que ela se fingiu de depressiva para tomar o Ablixa, falar que ele tem sérios efeitos que podem levar uma pessoa a matar e fazer com que o medicamento caia no conceito e no mercado, elevando o outro (concorrente) a ganhar milhões.
O diretor do filme quer mostrar a responsabilidade em que os médicos se submetem quando são pagos para experimentar algum medicamento em seus pacientes onde, é proibido, pagar para fazer pesquisas e ainda mais sem o paciente estar ciente que