" Resenha Tempos Modernos"
KARLA MARCHESI ERPES GOMES
Trabalho sobre:
O FILME “TEMPOS MODERNOS”
1 – O QUE O FILME ABORDA?
O filme “Tempos Modernos” traz sérias críticas a este sistema; A luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor.
2 – FALE COMO ERA O PROCESSO INDUSTRIAL NAQUELA ÉPOCA?
Acreditava-se que o aumento da produção produziria a igualdade social, mas, ao contrário, a abundância e as novas tecnologias ficaram restritas há poucos e só os mais ricos usufruíam dos seus benefícios, só usavam o “Lucro”.
3 – DE QUE MANEIRA ERAM TRATADOS OS FUNCIONÁRIOS NA EMPRESA?
Como meros “instrumentos” operacionais no auxílio aos processos de produção industrial. Instrumentos sem sentimento, desejos, sonhos, direitos entre outras características inerentes do ser humano. São vistos e tratados como “objetos”.
4 – COMO ERA A JORNADA DE TRABALHO?
O trabalho nas fábricas e indústrias era em turnos ininterruptos, jornada estafantes de 12 a 16 horas diárias, baixos salários, insegurança, insalubridade, direitos e substituição do trabalho humano pelo mecanizado.
5 – DE QUE FORMA OS DIREITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS ERAM VISTOS?
Os operários eram cada vez mais explorados na medida que ambição dos patrões lhe cabia. Sem ter seus direitos trabalhistas eram obrigados a suprir a vontade de seus senhores. Mas em função as condições de trabalho deixava-os insatisfeitos promovendo movimentos grevistas para melhoria das condições.
6 – O QUE OCORREU QUANDO A CLASSE TRABALHADORA RESOLVEU MANISFESTAR?
Eram reprimidos pelos patrões, que usavam da força política e autoridades policiais para sufocar o movimento e garantir o retorno das atividades fabris.
7 – COMO ERA A SOCIEDADE DA ÉPOCA?
Naquela época o comércio e as fábricas controlavam a economia, logo precisava ter uma sociedade consumista, mas também uma que se destinasse a fazer o trabalho braçal, as classes mais baixas.
8 – QUAIS OS PROBLEMAS