Resenha São Paulo Sociedade Anônima
Centro de Comunicação e Expressão
Departamento de Jornalismo
Curso de Jornalismo
Professor:
Elias Machado
Disciplina:
Comunicação e Realidade SócioEconômica e Política Brasileira I
São Paulo Sociedade Anônima
Florianópolis, Novembro de 2014
Introdução
A história acontece quando a euforia do desenvolvimento causado pela instalação de montadoras estrangeiras no Brasil, no final dos anos 50 conta a história de Carlos, um jovem de classe média em São Paulo, que se liga a uma grande empresa . Pouco tempo depois, aceitou um emprego em uma fábrica de autopeças, que se torna gerente, cujo chefe é sonegação de impostos e tem várias amantes. Em um ponto, ele é um homem de família que trabalha duro, ganha bem, mas é infeliz vidas. Sem um plano de vida e perspectivas de mudança na condição que rejeita, então lhe resta fugir.
São Paulo Sociedade Anônima
O filme
São Paulo Sociedade Anônima conta a historia fictícia protagonizada por Carlos, um rapaz que vive em São Paulo por volta do séc XX e pertence a classe média paulistana. O filme apresenta o contraste entre o crescimento industrial e os problemas pessoais e familiares enfrentado por Carlos. O autor mostra durante todo filme as mudanças na cidade de São Paulo devido a essa nova fase de industrialização e a sua consolidação no capitalismo.
Carlos, que é um jovem recémformado em desenho industrial, arruma um emprego na
Volkswagen, durante o grande crescimento da indústria automobilística que se forma a reboque da instalação das multinacionais no período de Jucelino Kubichek (o filme se passa entre 1957 e
1961). Dividido entre as amantes Ana e Hilda, Carlos acaba por se casar. Com as amantes
Carlos experimenta