Resenha superman
“É um pássaro? Um Avião?”
Por quase 70 anos, Superman tem sido parte da cultura pop americana. Era cena cotidiana comum na brincadeira de crianças desta época e deste país específicamente: um menino com um “S” super dimensionado colado no peito e uma toalha amarrada em volta dos ombros e pulando do sofá na tentativa de decolar. No longínquo ano de 1978, era lançada a primeira grande adaptação das HQs para as telas do cinema. Ela foi dirigida por Richard Donner, contratado para essa produção devido ao seu elogiado trabalho ao realizar “A Profecia” dois anos antes.
Para começar, vamos vê-lo como um super-herói ideologicamente americano. A sua roupa azul, a capa e as botas vermelhas, por exemplo, destacam as cores predominantes na bandeira dos EUA, o que o declara uma marca, um representante deste país. É de se acreditar que há uma intenção do enunciador, ou seja, dos idealizadores do primeiro e do quarto filme, de convencer o enunciatário, os que assistiram aos filmes, de que esse herói não se trata de um ser pertencente ao mundo, mas é, na verdade, um representante do país “mais poderoso”.
Antes de Superman, o Filme ir para os cinemas, um dos slogans de divulgação enfatizava: “You will believe a man can fly”, que significa: “Você vai acreditar que um homem pode voar”. À época, era o orgulho americano mostrar ao mundo inteiro o seu super-herói, esse homem que os Estados Unidos fizeram voar utilizando-se das mais modernas tecnologias para o cinema.No primeiro longa-metragem, de 1978 "Superman: O Filme", Kal-El é o único filho de Jor-El enviado à Terra, possuidor de grandes poderes para ajudar o mundo e servir de exemplo “moral” à humanidade.
Desembarque na Terra, ele é descoberto pelos Kents (Glenn Ford, Phyllis Thaxter), e dado um lar amoroso em Smallville, Kansas. Chamado Clark Kent (Christopher Reeve), esconde os seus poderes extraordinários de força e velocidade dos moradores locais, enquanto