Anarquismo
Escolas Literárias
Porto Velho, 31 de agosto de 2012
Docente: Leoniza
Discentes:
Bianca Bomfim,
Bruno Gama,
Danielly Martins,
Raissa Monteiro
3º ano A1
Introdução
Trabalho apresentado ao Colégio Adventista de Porto Velho como requisito avaliativo na disciplina de literatura, ministrada pela professora Leoniza. Consiste na apresentação resumida das seguintes Escolas Literárias Brasileiras, respectivamente: Quinhentismo, Barroco, Neoclassicismo ou Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-modernismo, Modernismo e Neorrealismo.
Quinhentismo
Representa a fase inicial da literatura brasileira, pois ocorreu no começo da colonização. Como representante da Literatura Jesuíta ou de Catequese destaca-se o Padre José de Anchieta com seus poemas, autos, sermões cartas e hinos. O objetivo principal deste padre jesuíta, com sua produção literária, era catequizar os índios brasileiros. Nesta época, destaca-se ainda Pero Vaz de Caminha, o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Através de suas cartas e seu diário, elaborou uma literatura de Informação (de viagem) sobre o Brasil. O objetivo de Caminha era informar o rei de Portugal sobre as características geográficas, vegetais e sociais da nova terra.
Barroco
Essa época foi marcada pelas oposições e pelos conflitos espirituais. Esse contexto histórico acabou influenciando na produção literária, gerando o fenômeno do barroco. As obras são marcadas pela angústia e pela oposição entre o mundo material e o espiritual. Metáforas, antíteses e hipérboles são as figuras de linguagem mais usadas neste período. Podemos citar como principais representantes desta época: Bento Teixeira, autor de Prosopopeia; Gregório de Matos Guerra (Boca do Inferno), autor de várias poesias críticas e satíricas;