Resenha Sociologia
1)
● Burgueses e Proletários nas primeiras épocas históricas, verificamos, quase por toda parte, uma completa divisão da sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais.
A sociedade burguesa moderna, não trouxe as mesmas características das velhas sociedades da classe. Ela colocou no lugar novas classes, novas condições de opressão, novas forma de luta. Nessa época, a sociedade passa a ser dividida cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes totalmente opostas: a burguesia e o proletariado.
A antiga organização feudal da indústria, já não podia satisfazer as necessidades que cresciam com a abertura de novos mercados. A manufatura a substitui.
Os mercados ampliavam-se cada vez mais: a procura por mercadoria aumentava sempre. A própria manufatura se tornou insuficiente; então, o vapor e a maquinaria revolucionaram a produção industrial. A grande indústria moderna ocupou o lugar da manufatura; a burguesia moderna, os milionários das industrias, tomaram o lugar dos burgueses manufatureiros.
A grande indústria criou o mercado mundial, acelerou o desenvolvimento do comercio, da navegação e dos meios de comunicação. E a medida que tudo isso crescia, crescia a burguesia e eram colocadas em segundo plano as demais classes que foram deixadas pela idade média.
Notamos então, que a própria burguesia moderna é o produto de um longo processo de desenvolvimento, de uma série de revoluções no modo de produção e troca.
Cada etapa do crescimento da burguesia, era acompanhada de um progresso político. Assim, desde que a burguesia estabeleceu a grande indústria e o mercado mundial, ela conquistou a soberania politica exclusiva do estado representativo moderno. A burguesia representou na historia um papel eminente revolucionário.
A burguesia despedaçou qualquer laço que prendia o homem feudal ao seus “superiores naturais”. Ou seja acabou com o êxtase religioso e deu lugar ao calculo egoísta. Fez da